Theatro Sete de Abril recebe imersão criativa e lançamento de livro coletivo em Pelotas

04/02/2025

10:01:51 AM

CULTURA E LAZER


Fechado desde 2010 por determinação do Ministério Público devido ao comprometimento da cobertura, o Theatro Sete de Abril, em Pelotas, passou por duas fases de restauro e segue aguardando recursos para a conclusão dos acabamentos e aquisição de equipamentos. Apesar de ainda não estar apto para apresentações com plateia, o teatro mais antigo do Rio Grande do Sul, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1972, tem sido palco de visitações e atividades culturais restritas.

No dia 12 de outubro do ano passado, o espaço recebeu uma noite de imersão criativa promovida pelo Coletivo de Autores de Pelotas (CAP). A programação contou com três oficinas: “Vivência de Palhaçaria”, “A luz da criança em mim” e, após um intervalo com lanche coletivo, “Explorando a face sombria de seu personagem”. Como desafio final, os participantes tiveram dois meses para produzir textos baseados nos conceitos de “luz” e “sombras”.

O resultado dessa experiência é o livro Feitos de Luz e Sombras, que reúne 17 contos, 9 crônicas e 6 poemas, assinados por 17 autores, incluindo participantes das oficinas e membros do CAP. A obra tem capa e composição gráfica de Eduardo Mendes, pela MSG Editora, com foto de Moizés Vasconcellos.

Lançamento e pré-venda

Essa é a quarta publicação do CAP em seis anos. O livro será lançado no dia 23 de maio, às 19h, no La Fusão (Clube Comercial, Rua Padre Anchieta, 2.034), durante o VII Festim de Maio #EuLeioPelotas.

O preço de capa será R$ 35, mas na pré-venda sai por R$ 26 (25% de desconto). Interessados podem adquirir diretamente com os autores ou via Pix para a chave euleiopelotas@gmail.com (informando no campo de mensagem o nome de quem fará a retirada).

Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Compartilhe