Sete ao Entardecer tem teatro e música nesta segunda

12/13/2021

04:48:18 PM

CULTURA E LAZER

A Prefeitura de Pelotas informa a programação do projeto Sete ao Entardecer, organizada pela Secretaria de Cultura (Secult), para esta segunda-feira (13), que será transmitida a partir das 19h pelo canal da Secult no YouTube e contará com três apresentações virtuais, uma musical e duas de teatro.

Confira a programação de hoje:

19h - A Vida é Sonho

O projeto intitulado "A vida é sonho" consiste em um videoteatro, de classificação etária livre, de duração de 30 minutos, com fragmentos da peça teatral "A vida é sonho", de Calderón de La Barca, escrita em 1636, e poesias autorais com temas que abrangem a vida, o sonho, a liberdade e a memória, escritas em linguagem contemporânea pelas atrizes integrantes do projeto. As cenas desenvolvidas serão estruturadas em atuações performáticas. 

O espetáculo é um entremeio de textos, que navega entre o barroco e o contemporâneo, entre as afirmações e os questionamentos, o imaginário e o real, interpretados com sequências de expressões poéticas. O título faz parte do grande questionamento sobre o viver e o sonhar.

No texto, La Barca coloca “a vida pode ser sonhos, mas os sonhos não o deixam de ser”, em contrapartida, os poemas autorais mostram reverberações sobre as aceitações e as inquietações das relações humanas na contemporaneidade que fazem percurso entre pontos de vistas distintos no caminho do tema. A história de Pelotas e sua tradição permeiam as cenas a partir da cultura do doce O doce dá gosto, apazigua, abrasa e poetiza determinadas cenas.

19h30 - Êmily Passarinho

Êmily de Araújo Edwards é natural de Manaus (AM), residente no Rio Grande do Sul desde 2015, onde graduou-se em Produção e Política Cultural pela Unipampa. Em Jaguarão, atuou como agente cultural e produtora do Ilê Axé Mãe Nice D'Xangô em suas diversas atividades culturais e educacionais relacionadas à cultura de povos de tradição de matriz africana: Dia da Mulher Latino-Americana e Caribenha, Festa de São Jorge de Jaguarão, bem como da Semana da Consciência Negra de Jaguarão, produzida e idealizada pelo Centenário Clube Negro 24 de Agosto onde o Ilê Axé Mãe Nice D'Xangô é parceiro. Foi conselheira Municipal de Política Cultural de Jaguarão, representante da Cultura Afrobrasileira. Apresentou-se como cantora e dançarina junto ao Grupo Cultural Abi Axé. Desde 2020 mora em Pelotas, após ingressar no Mestrado em Antropologia na UFPel.

20h - Depois dos Silêncios

O espetáculo "Depois dos Silêncios" foi escrito e dirigido por Larissa Rosado, inspirado no livro "O Ovo Apunhalado", de Caio Fernando Abreu. Este espetáculo é um trabalho de pesquisa sobre a teoria da não interpretação para a construção do palhaço. Aqui, o personagem do criador, ou seja, o ator, conversa com sua criatura buscando encontrar a si mesmo, separando-se do seu "outro eu", o palhaço.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Compartilhe