REDE MUNICIPAL: Ano letivo inicia com 30 mil alunos

02/18/2020

04:26:24 PM

EDUCAÇÃO

As salas de aula das 89 escolas municipais de Pelotas voltaram a ganhar vida, nesta segunda-feira, com o início do ano letivo de 2020. Cerca de 30 mil crianças, jovens e adultos retornaram aos bancos escolares das zonas urbana e rural, além dos milhares de profissionais envolvidos com o atendimento aos estudantes, seja no ensino, na merenda, na orientação aos pais, na limpeza ou no cuidado em geral com o aprendizado dos alunos – destes, aproximadamente 3,2 mil são professores.

Entre os educandários que abriram as portas para mais um ano, nesta segunda, foi a recém-reinaugurada pela Prefeitura, Escola de Educação Infantil (Emei) Herbert José de Souza, no Pestano, depois das obras de ampliação e reforma para melhor atender as crianças. Às 7h30min, o movimento já era intenso nas proximidades da instituição, que compartilha o terreno com outra unidade escolar do Município, a Escola de Ensino Fundamental Francisco Caruccio, onde cerca de mil estudantes frequentam.

RETORNO às aulas também foi marcado pelo ingresso de novos professores e profissionais da Educação

RETORNO às aulas também foi marcado pelo ingresso de novos professores e profissionais da Educação

DEPOIS DAS FÉRIAS, O RECOMEÇO

Depois de quase dois meses de férias, algumas crianças voltaram à rotina já conhecida dos últimos anos; já outras, vivenciaram, pela primeira vez, a expectativa de iniciar a vida escolar. Se os pequenos lançavam olhares curiosos e entusiasmados para a estrutura renovada, colorida e lúdica preparada para eles, alguns pais passavam pela experiência de deixar os filhos pela primeira vez no educandário. É o caso da mãe da Lívia, de 3 anos, Letícia Porto, que acompanhou a menina até a salinha para o primeiro dia da sua jornada na educação.

“Tô um pouco preocupada porque ela é bastante apegada a mim. Mas estou feliz por ela ter conseguido essa vaga aqui, uma escola bem bonita, com espaços grandes e pracinhas, que antes não tinham”, disse.

Letícia contou que vai aproveitar a oportunidade de saber que a filha estará bem cuidada para distribuir currículos em busca de um emprego, já que, até então, não tinha com quem a deixasse. A irmã mais velha de Lívia, Rafaele, 8 anos, é uma das ex-alunas da Herbert de Souza, e segue na rede municipal, na Emef Jacob Brod. “A escola melhorou muito, desde então”, afirmou a mãe.

 

200 CRIANÇAS ATENDIDAS EM TURNO INTEGRAL

A Prefeitura investiu mais de R$ 1,2 milhão para qualificar o espaço de aprendizagem dos 200 alunos, de 0 a 5 anos, do Pestano, Getúlio Vargas, Sanga Funda e Sítio Floresta. A ampliação de 375 m², possibilitou a abertura de mais 20 vagas. Esta foi a 24ª escola de Educação Infantil entregue aos pelotenses depois de ser totalmente requalificada pela Prefeitura – o número também simboliza que 88% das Emeis já foram reformadas e ampliadas pelo Município desde 2014. No ano passado, mais 523 vagas foram criadas na Educação Infantil municipal.

Na Emei, que conta com espaços adequados à educação infantil, bastante arejados e iluminados, as crianças ficarão em 10 turmas de turno integral, das 7h30min às 17h30min, com o cuidado de 40 profissionais e a distribuição de cinco refeições diárias, feitas pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Cerca de 600 mil refeições são servidas, mensalmente, aos alunos do Município – 30 mil diárias; 65% dos alimentos utilizados são adquiridos da agricultura familiar, impulsionando o desenvolvimento da atividade na região.

ESPAÇO RENOVADO, NOVOS PROFESSORES E MUITA MOTIVAÇÃO

A ampliação das vagas, principalmente, de maternal (para crianças de 2 e 3 anos) e a chegada de novos profissionais, como professores e auxiliares, são o destaque no início deste ano letivo, ressaltou a diretora Angélica da Silva. A escola requalificada também é ponto positivo, de acordo com ela. “Estão todos bem motivados, com fôlego novo. A cor e o brilho novo da escola é tudo de bom”, disse.

PROXIMIDADE COM AS FAMÍLIAS

Para conquistar a confiança dos novos pais da escola e garantir o vínculo com os antigos, cada professora reuniu-se, no início da manhã, com os familiares dos alunos, a fim de conversar, repassar as principais orientações e horários e, sobretudo, frisar a importância da proximidade com a escola. Todas as turmas prepararam uma lembrança de boas-vindas para distribuir no primeiro dia de aula.

NOVO DESAFIO

A professora Maiara Kringel está entre os nove profissionais nomeados no concurso público da Prefeitura, até o momento, para atuar na Emei Herbert de Souza. Já habituada com o ofício no município de Cerrito, a docente comemora a possibilidade de poder trabalhar na cidade onde reside, perto de casa. Ela, que será responsável pelo ensino de 20 alunos de Pré 1, comentou estar encantada com a estrutura da escola e com as melhores expectativas para o ano que se inicia.

Fonte: Diário da Manhã

Compartilhe