Recuperação de estradas e pontes avança no RS após chuvas de junho

08/01/2025

02:03:22 PM

Estado

Foto: Reprodução/Luis André


Governo estadual já liberou trechos em regiões afetadas; obras seguem em andamento com investimento de R$ 30 milhões


As obras de recuperação de estradas e pontes danificadas pelas chuvas de junho avançam em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Com aporte de R$ 30 milhões, o governo estadual tem atuado na desobstrução de rodovias e na reconstrução de estruturas danificadas, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt).


As ações emergenciais já resultaram na liberação de trechos importantes nas regiões de Santa Maria e Santa Cruz do Sul, incluindo as rodovias ERS-149, ERS-348, ERS-400, ERS-403, ERS-509, ERS-511 e VRS-804. Entre os serviços executados estão a recuperação de cabeceiras de pontes, manutenção de trechos críticos e remoção de barreiras.


Na ERS-149, região Central do estado, foram concluídas as obras nas cabeceiras das pontes sobre os rios Vacacaí Mirim I, II e III, entre Restinga Sêca e a várzea. O tráfego foi liberado no dia 15 de julho. Também houve remoção de barreiras e reparos em trechos comprometidos.


No Vale do Rio Pardo, a ponte sobre o rio Botucaraí, na ERS-403, entre Cachoeira do Sul e Rio Pardo, teve o aterro recomposto e foi reaberta em 8 de julho. Já na ERS-400, em Candelária, a recuperação de um ponto com deslizamentos e rachaduras no asfalto permitiu a liberação da via no dia 12.


Além dessas regiões, os trabalhos se estendem para outras superintendências do Daer, incluindo áreas como Esteio, São Francisco de Paula, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Alegrete, Santa Rosa, Lajeado, Palmeira das Missões e Erechim. As intervenções incluem desobstrução de vias e reparos emergenciais em pavimentos danificados.


Em nota, o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, afirmou que as obras são prioridade para garantir mobilidade e segurança após os eventos climáticos. O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, disse que as equipes seguem mobilizadas e que novas liberações devem ocorrer nos próximos dias.

Compartilhe