Prefeitura retoma obras de desobstrução no Sítio Floresta

07/15/2025

03:50:24 PM

CIDADE

Imagem: Divulgação/Ssui


Serviço precisou ser interrompido para intervenções de contenção na praia do Laranjal



A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), retomou as obras de desobstrução e drenagem no loteamento Sítio Floresta, localizado na zona norte da cidade.


A ação foi intensificada no fim de junho, especialmente nas imediações do cruzamento das ruas Seis e Quatro, onde foi identificada uma cratera com cerca de oito metros de diâmetro. Os trabalhos, no entanto, precisaram ser temporariamente suspensos devido à mobilização de todas as equipes da Ssui para conter o risco de enchente nas praias do Laranjal.


Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Mateus Consen, a situação no Sítio Floresta é semelhante à enfrentada anteriormente na Rua 22 de Maio, também na zona norte. Entre os principais problemas enfrentados pelos moradores estão a obstrução das redes de esgoto pluvial e cloacal, que em dias de chuva retornam para dentro das casas, além de dificuldades de mobilidade urbana, alteração no trajeto do transporte coletivo, restrição de entregas e aumento do risco de acidentes.


“O problema tem sempre a mesma causa: anos de falta de atenção do poder público com obras e serviços de manutenção na rede, além de tubulações inadequadas e muita sujeira acumulada”, destaca Consen.


A equipe responsável pela execução dos trabalhos é composta por 11 operários — seis deles oriundos da Mão de Obra Prisional (MOP) —, além de uma retroescavadeira e uma caçamba. Foram recuperados cerca de 400 metros de rede, com ações que incluem a troca de tubulações, remoção de raízes, supressão de uma árvore e retirada de tubulações improvisadas, formadas até por pneus.


Duas novas travessias com canos fornecidos pelo Sanep também fazem parte do pacote de melhorias. A primeira, no cruzamento das ruas Três e Seis, já foi instalada; a segunda, na rua Seis com Quatro, está em andamento.

Compartilhe