Prefeitura capacita equipes para a erradicação do trabalho infantil

09/14/2021

08:52:10 PM

EDUCAÇÃO


A Secretaria de Assistência Social está trabalhando na capacitação de média complexidade e parceiros, dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). São rodas de conversa com a autora de livros sobre trabalho infantil Anna Luiza Calixto, de São Paulo. 

A capacitação foi dividida em grupos para viabilizar a participação de todos. O primeiro encontro foi na manhã desta terça-feira (14), voltado à Rede Rua Infância, composto pela equipe das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Desporto, Conselho Tutelar e parceiros.

Anna Luiza atua na área do direito da criança e do adolescente desde 2008. É autora de cinco livros, como “Pronto ou não, lá vou eu!” e “Bem me quer, mal me quer?”. É fundadora do Projeto Social Os Cinco Passos, uma ferramenta de cidadania itinerante que leva as pautas dos direitos humanos, participação sociopolítica e prevenção às violências para as salas de aula de 14 estados brasileiros, em contato dialógico com meio milhão de estudantes. Também representa o estado de São Paulo no Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti), e é colunista do portal de jornalismo e mobilização Rede Peteca, onde assina a coluna Quem tem boca vai à luta.

A coordenadora da média complexidade, Andreia Iriart, explica que o trabalho de crianças e adolescentes pode envolver exploração, insalubridade ou atividades degradantes. Podem trabalhar a partir dos 14 anos, se for de forma protegida, com funções definidas e adequadas para a sua idade, de maneira que não estejam expostas a outras situações de violência e que sejam mantidas na escola.

Confira as próximas rodas de conversa da capacitação:

Quarta-feira (15), às 14h – para a equipe da Abordagem Social – ONGs Gesto e Vale a Vida, Casa de Passagem e Centro Pop;

Quinta-feira (16), às 9h – para os integrantes do Conselho Tutelar;

Sexta-feira (17), às 8h30min – para a equipe dos Creas;

Quarta-feira (22), às 8h30min – para as equipes dos Cras.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Compartilhe