Prefeita anuncia realização de lockdown em Pelotas

08/04/2020

07:42:07 PM

CIDADE

Fotos: Michel Corvello

Cerca de uma hora depois do Estado divulgar, no fim da tarde desta segunda-feira (3), o retorno de Pelotas à bandeira laranja, depois de duas semanas na classificação considerada alta para o contágio do coronavírus, a prefeita Paula Mascarenhas anunciou a realização de lockdown no Município, a partir do próximo fim de semana. A decisão foi tornada pública, durante live nas redes sociais, e acompanhada pela determinação de que, apesar da classificação média para contágio, serão mantidos os protocolos de bandeira vermelha.

Segundo a prefeita, desde a quinta-feira (30), quando o índice de ocupação das vagas em UTI nos hospitais referência para tratamento de casos Covid chegou a quase 90%, já havia decidido em não recorrer de uma classificação mais rígida no Sistema de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Mesmo assim, no fim da tarde desta segunda-feira, a região 21, da qual Pelotas faz parte, retornou à bandeira laranja. “Minha ideia é manter um protocolo intermediário, como já fizemos, entre a laranja e a vermelha, enquanto preparamos uma ação mais forte essa semana. Vamos fazer, a exemplo de prefeitos de outros municípios, lockdown”, informou. Paula justificou a iniciativa de adotar o fechamento total de atividades no Município por ter percebido a queda acentuada na adesão da comunidade ao isolamento social, com a última média registrada em 44,5%. O fechamento intermitente do comércio não tem causado mais efeito. As pessoas vivem um estresse, depois de cinco meses de pandemia, e o setor acaba sendo mais prejudicado, avalia a prefeita.

A gestora esclareceu que ainda está em estudo a estratégia de realização do lockdown e que vai conversar com todas as entidades possíveis, parar tudo o que puder separado e manter apenas os serviços essenciais, como a saúde.  Em princípio, o fechamento total do Município deve ocorrer no próximo fim de semana, mas há a possibilidade de ser mantido por mais tempo. A prefeita pediu a colaboração de todos, além de consciência para esse momento.



Fonte: Prefeitura de Pelotas






Compartilhe