População corresponde ao chamado para vacinação

02/17/2020

03:12:11 PM

SAÚDE


O Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e de intensificação da imunização do HPV – sábado (15) - surpreendeu em Pelotas. As doses de vacina do HPV esgotaram-se na Central de Abastecimento da Secretaria de Saúde (SMS), tamanha a procura. Contra o sarampo, mais de duas mil doses foram fornecidas pela Central, além das reservas existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de acordo com a enfermeira Ana Alice Maciel, uma das profissionais responsáveis pelo setor.

PARCIAL contra sarampo apura aplicação de mais de duas mil doses. Vacina contra o HPV está praticamente esgotada

PARCIAL contra sarampo apura aplicação de mais de duas mil doses. Vacina contra o HPV está praticamente esgotada

As UBSs das zonas urbana e rural, mais o Centro de Especialidades e a loja 117 no Shopping Pelotas, garantiram atendimento neste sábado (15). A rede pública de saúde, durante todo o ano, manterá as vacinas contra sarampo e HPV à disposição do público.

A campanha contra sarampo vai até o dia 13 de março e é direcionada a crianças e jovens de 5 a 19 anos, enquanto a intensificação do HPV é focada em meninos de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14, e ajuda na prevenção do câncer de colo de útero, boca, garganta e ânus, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

MOVIMENTO

Na UBS da Balsa, a enfermeira Sônia Lapschies e a auxiliar de Enfermagem Neiva Granada ressaltaram que o movimento esteve muito bom. “No início da manhã, foi mais calmo. Depois, a procura pelas vacinas intensificou-se. À tarde, a sala de vacinação chegou a receber crianças e jovens sem intervalo”.

Na Unidade do Getúlio Vargas, o movimento também foi intenso. Cátia Carvalho, moradora no bairro, levou sua filha Lavínya, de 11 anos, para receber as doses de vacina. “Tenho mais quatro filhos, mas já são adultos. Nunca me descuidei com a saúde de nenhum. Sempre mantive a vacinação em dia. Cuidar da saúde deles é o melhor que se pode fazer”, comentou.

Fonte: Diário da Manhã

Compartilhe