PELOTAS RETOMA PATRULHA MARIA DA PENHA COM FOCO NA PROTEÇÃO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

07/01/2025

02:18:05 PM

CIDADE

Foto: Volmer Perez


Na manhã desta terça-feira (1º), a Prefeitura de Pelotas deu início a uma nova fase da Patrulha Maria da Penha, vinculada à Guarda Municipal. O lançamento, realizado no Paço Municipal, contou com a apresentação de 15 agentes capacitados para fiscalizar cerca de 400 medidas protetivas de urgência em vigor atualmente no município. O objetivo da patrulha é assegurar o cumprimento das decisões judiciais, protegendo a integridade física e emocional de mulheres em situação de violência doméstica.


A Patrulha Maria da Penha atuará em conjunto com a rede municipal e estadual de proteção às mulheres. Os agentes especializados farão visitas regulares às vítimas, prestarão orientações sobre os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha e comunicarão o Judiciário sobre eventuais descumprimentos. O trabalho será pautado pela escuta sensível, acolhimento e atuação firme diante de riscos.


Além da patrulha, o município conta com o CRAM – Centro de Referência de Atendimento da Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben, que oferece apoio psicológico, orientação jurídica e encaminhamentos sociais. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dom Pedro II, nº 813. 


O telefone para contato é (53) 3199-0672. Em situações emergenciais, a população pode acionar os serviços pelos números 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 190 (Brigada Militar).


Fonte: Assessoria de Imprensa 


Compartilhe