Nas ultimas semanas número de casos de Covid-19 em Pelotas aumenta radicalmente

07/09/2020

11:24:41 AM

SAÚDE

O balanço dos últimos 14 dias ilustra o avanço da Covid-19 em Pelotas. O número de casos cresceu 66,5%. Saltou de 218, em 25 de junho, para 363, na tarde de quarta-feira (8). No mesmo período, a proporção de pessoas recuperadas da doença teve queda e transforma-se em mais um elemento para comprovar a expansão da pandemia. Há duas semanas, os curados representavam 68,3% do total de infectados. Agora caiu para 60%. As mortes dão ainda mais peso ao agravamento: passaram de duas para seis.


O total de hospitalizações também preocupa. Na quinta-feira, 25 de junho, existiam seis pacientes internados em Pelotas; um deles do município vizinho de Capão do Leão. No boletim liberado pela Vigilância Epidemiológica, na tarde desta quarta, a ocupação subiu mais um pouco e já eram 20 pessoas hospitalizadas; quatro de outras cidades. É mais do que o triplo de leitos ocupados em apenas 14 dias, entre diagnósticos confirmados e suspeitos.

A lotação máxima registrada nas dez vagas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto, na Santa Casa de Rio Grande, nos últimos dias, também ajuda a entender o cenário. Afinal, a Unidade rio-grandina é outra referência regional para combater o novo coronavírus.

“Sabíamos que em algum momento a situação iria se agravar em Pelotas e na Zona Sul. Infelizmente, chegou essa hora. Exatamente por isso, é o momento crucial para reduzirmos a circulação do vírus, por meio do distanciamento social”, enfatiza o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal. E faz o apelo para a população permanecer em casa, com o peso de quem é doutor em Epidemiologia e monitora - através de pesquisas científicas - a prevalência e a taxa de letalidade da doença no Rio Grande do Sul e no Brasil.



Fonte: Diário Popular

Compartilhe