08/21/2025
05:00:03 PM
Foto: Sergio Corrêa
Por Clarissa Ribeiro
Com investimento de R$274 milhões pelo Novo PAC, complexo 100% SUS será referência em ensino, pesquisa e atendimento para mais de 1 milhão de pessoas na região Sul
Junto com a visita ao IFSul, o Ministro da Educação Camilo Santana também compareceu às obras do novo Hospital Escola da UFPel na última quarta-feira (20). O novo complexo hospitalar, vinculado à rede Ebserh, está sendo construído na rua Almirante Guilobel, 221, e é financiado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal, com recurso total de R$274 milhões.
Para o superintendente da obra, Tiago Collares, o momento da visita do ministro representou um marco para a história de Pelotas e para o hospital que tanto cresce ‘’Hoje é um momento de grande relevância para a Instituição, para a UFPel, para a Ebserh, queremos transformar essa região em um grande vale da saúde, temos grande responsabilidade de transformação’’, diz.
O Hospital, que é focado no ensino e na formação de pessoas, conta com um sistema 100% SUS e público, sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas na metade Sul e em gestações de alto risco, segundo Tiago ‘’Queremos fortalecer outras áreas com o crescimento do hospital, estamos saindo de 5.000 m² para quase 50.000 m², estamos aumentando o número de leitos em áreas específicas, como UTI. O cronograma está sendo cumprido e tudo está acontecendo de forma cirúrgica. Estamos muito contentes, e temos a certeza de que Pelotas ganha com tudo isso’’, explica o superintendente.
O ministro Camilo Santana reforçou a importância de hospitais como o Hospital Escola e de investimentos em obras como essa ‘’Fizemos questão de visitar essa obra, uma obra do presidente Lula, um hospital que vai ampliar em 100 leitos a mais e que é 100% SUS, para atender a população de Pelotas. Parabenizamos a reitora, a equipe, por esse hospital que é de ensino, pesquisa e formação, e a nossa ideia é tornar isso um vale da saúde, de qualificação, de formação e de atendimento a população de Pelotas’’, enfatiza o ministro.
A reitora da UFPel, Ursula Silva, também reforçou a importância da visita do ministro e da nova unidade do Hospital Escola ‘’É importante a visita do ministro aqui na nossa obra do hospital, é a realização de um projeto muito antigo, uma demanda da região, e hoje estamos ampliando o hospital com novas especialidades, e o atendimento 100% SUS que nós já temos. É um hospital que se qualifica em todos os sentidos, tanto no ensino como no atendimento’’, conclui a reitora.
Compartilhe