HU-FURG TEM PROGRAMA DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA RECONHECIDO PELO INPI

07/01/2025

02:57:20 PM

CIDADE


Equipe HU-FURG


Ferramenta desenvolvida internamente recebeu registro com validade de 50 anos


O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, em 27 de maio, o certificado de registro do software Programação Orçamentária e Financeira (HU-POF) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Criado por profissionais da própria instituição, o programa agora possui proteção legal por 50 anos, destacando sua originalidade e autoria.


Segundo o gerente Administrativo, Tomás Dalcin, “A ideia de um sistema integrado, desenvolvido a partir das demandas e necessidades diárias das próprias equipes e estruturas de gestão da Gerência Administrativa, alinhado também ao formato de gestão e planejamento da Sede, trouxe ganhos de qualidade e principalmente de segurança e tempo nos diversos processos da filial. Ainda, ver gestores e colaboradores da filial trabalhando de forma integrada, a partir da base inicial desenvolvida há anos, propondo melhorias aos processos, avaliando e testando solução para melhorar a aprimorar o fluxo de gestão, foi e é certamente um dos maiores ganhos conquistados durante toda a trajetória de desenvolvimento”.


O HU-POF foi desenvolvido para aprimorar a gestão orçamentária e financeira do Hospital, promovendo eficiência, transparência e controle no uso de recursos públicos. A ferramenta integra áreas como suprimentos, compras, fiscalização de contratos e planejamento, além de fornecer informações em tempo real para embasar decisões estratégicas. O reconhecimento pelo INPI reforça o compromisso da instituição com a inovação e a gestão pública eficiente.


Para a coordenadora de Gestão de Suprimentos e Patrimônio da Administração Central da Ebserh e ex-chefe da Divisão de Administração e Finanças (DAF) do HU-Furg, Roberta Acosta Funchal, “a importância de um sistema operacional administrativo em um hospital federal é multifacetada e fundamental, para a eficácia da gestão”. Segundo Roberta, a automação de processos “contribui para que o fluxo de trabalho seja mais ágil e eficiente, permitindo acesso rápido às informações, melhor alocação de recursos e identificação de áreas que precisam de melhorias. A implantação também proporcionou capacitação dos profissionais envolvidos, alinhando-os às melhores práticas institucionais”.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Compartilhe