Frio intenso só depois do feriadão: nova massa polar pode chegar ao RS após 23 de abril

04/14/2025

09:37:30 AM

Estado

A pergunta que muitos brasileiros têm feito nos últimos dias — “quando vai esfriar de novo?” — já tem uma resposta aproximada. Após a primeira onda de frio do outono, registrada no início de abril, os termômetros voltaram a subir e, até o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes, não há previsão de novas massas de ar frio intensas para o Brasil.

De acordo com a Climatempo, os próximos dias seguirão com tardes quentes em grande parte do país. No Sul e no Sudeste, as madrugadas tendem a ser amenas, com frio leve nas regiões serranas, mas sem qualquer evento climático mais marcante. Há, inclusive, a circulação de notícias falsas nas redes sociais, como a previsão de 10 °C em São Paulo nesta semana — o que não tem fundamento, segundo meteorologistas.

A exceção fica por conta da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, onde uma leve queda nas temperaturas poderá ser registrada, sem grande impacto. “Não será nada excepcional para o frio que esta região costuma sentir nesta época do ano”, destaca a previsão.

No entanto, a expectativa de uma nova onda de frio mais intensa está marcada para o período pós-feriado. As simulações atmosféricas indicam que uma massa de ar polar mais forte poderá chegar ao país a partir do dia 23 de abril. Essa massa, com trajetória continental, deve ter maior poder de resfriamento, atingindo o interior do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, podendo ainda provocar o fenômeno da friagem em estados como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas.

— Já dá para adiantar que teremos uma massa de ar frio polar mais potente do que esta que passou pelo país no primeiro fim de semana de abril — afirma o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo. Ele alerta que as temperaturas podem ficar abaixo de 10 °C em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo.

A intensidade do frio no Sul dependerá do comportamento de um ciclone extratropical associado à frente fria. A passagem desse sistema também pode trazer temporais. Além disso, há chance de uma nova incursão de ar polar no final de abril ou no começo de maio.

Apesar dessas previsões, o mês de abril deve terminar com temperaturas dentro ou acima da média em praticamente todas as regiões do país. Até lá, os dias seguem mais quentes, sem nenhuma onda de frio relevante antes do fim do feriadão.

Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Compartilhe