Dia D Vacinação contra o sarampo é neste sábado

11/29/2019

02:44:49 PM

SAÚDE

Neste sábado, a Secretaria de Saúde (SMS), promove o “Dia D” de vacinação contra o sarampo. A ação será destinada à imunização de jovens, entre 20 e 29 anos, e crianças, de seis meses a menores de cinco anos, com esquema incompleto de vacinação.

Na data, os usuários poderão procurar qualquer uma das 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município; o Centro de Especialidades; a loja 18A do Shopping Pelotas, parceiro da Prefeitura no “Dia D”; e o ônibus da SMS, que estará no Fragata para O Bairro da Gente.

As UBSs da zona urbana abrirão das 8h às 17h, assim como o Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, 1.428. Já as da zona rural funcionarão das 9h às 16h30min. O espaço localizado no Shopping Pelotas, preparado especialmente para a ocasião, estará aberto das 10h às 22h, e será identificado por um banner da campanha nacional.

A partir das 13h até as 17h, o Campo do Liberdade, na comunidade do Gotuzzo, no Fragata, receberá ônibus da Secretaria de Saúde, onde serão aplicadas doses da vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

POSTOS VOLANTES

Ao ampliar as zonas de vacinação, disponibilizando postos volantes, a Prefeitura pretende levar o imunizante a locais estratégicos, com maior concentração de pessoas na faixa etária alvo. Conforme o Núcleo de Doenças Transmissíveis do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), nos últimos 90 dias foram confirmados 5.660 casos de sarampo no país, sendo 36 no Rio Grande do Sul.

CAMPANHA CONTINUA

Até hoje, todas as unidades de saúde municipais devem dar acesso a quem precisar de imunização. A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação, iniciada em 18 de novembro, será encerrada no sábado, com a realização do “Dia D”. Destaca-se que, independentemente do movimento pela imunização, a rede pública oferece durante todo o ano e de forma gratuita a vacina para população de seis meses a 49 anos de idade, de acordo com o esquema preconizado.

A DOENÇA

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo, acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite, deve procurar os serviços de saúde, principalmente aqueles que viajaram 30 dias antes para locais com circulação do sarampo.

Dia D Sarampo


Fonte: Diário da Manhã

Compartilhe