COLÉGIO PELOTENSE COMPLETA 120 ANOS DE ATIVIDADES TEATRAIS

07/07/2025

03:18:18 PM

CIDADE

Manifesto do Teatro dos Gatos Pelados, feito dia 3 de Dezembro de 1963


O Colégio Municipal Pelotense completa 120 anos do início das atividades teatrais, que surgiu por iniciativa de estudantes da escola. Desde 1905, foram muito participativos no município, no estado gaúcho e pelo Brasil. Mais tarde, em 1963, foi fundado o Teatro dos Gatos Pelados, que é como o grupo é conhecido atualmente. 


A principal missão do projeto é promover a inclusão, liberdade de expressão, o trabalho em equipe, o respeito e integrar os participantes no mundo da cultura, indo além da sala de aula. Segundo o coordenador Joaquim Dias, o teatro da escola pode ser definido nas palavras “arte” e “vivência”. Além disso, a proposta também consiste em desenvolver a versatilidade, criatividade, conexões e paixão. 


As atividades teatrais no Colégio Pelotense têm várias fases e algumas paralisações ao longo de sua história. A última retomada foi em 2021. O Teatro dos Gatos Pelados continua funcionando, até hoje, a partir da motivação de alunos e professores, doações e estímulos da comunidade e, principalmente, graças a uma parceria com o Laboratório de Dramaturgia da Universidade Federal de Pelotas (LADRA). 


Durante as aulas, trabalham-se questões cognitivas, desenvolvimento pessoal, a atenção, a imaginação e as emoções. Os estudantes sentem os efeitos das atividades, considerando o teatro um lugar amigável, fortalecedor e revigorante.


A escola e o Teatro dos Gatos Pelados possuem uma rica história cultural. Na primeira metade do século XX, a instituição produzia o Festival dos Gatos Pelados: uma noite de uma série de apresentações de vários gêneros artísticos que era feita por alunos e aberta à comunidade municipal. Além disso, o grupo teatral da escola possui uma trilha vitoriosa, garantindo títulos como 1º lugar no Festival Nacional de Teatro do Estudante nas categorias musical, roteiro, figurino, cenografia e comédia; e a 2º colocação no 6º Festival Nacional de Teatro Infantil.



Fonte: Assessoria.

Compartilhe