07/21/2025
12:46:59 AM
Foto: Divulgação
Juiz coordenador do Cejusc agradece homenagem e enaltece o trabalho da equipe na busca pelo bem comum
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Pelotas foi homenageado, na manhã da sexta-feira dia (18), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, em celebração ao Dia Municipal da Cultura e da Paz. A cerimônia reuniu representantes do Judiciário, lideranças religiosas, educadores, estudantes e membros da sociedade civil, destacando o trabalho do Cejusc na promoção da cultura da paz por meio de práticas restaurativas, mediações e conciliações.
A homenagem, também entregue ao Conselho Municipal do Ensino Religioso, reconheceu a atuação do Cejusc como referência na aplicação da Justiça Restaurativa em Pelotas. O juiz coordenador da unidade regional, Marcelo Malizia Cabral, emocionado, agradeceu o reconhecimento e enalteceu o esforço coletivo da equipe. “Atribuo essa conquista ao profissionalismo e à entrega dos servidores, estagiários, conciliadores, mediadores e facilitadores de círculos de construção de paz que atuam diariamente pelo bem comum”, afirmou.
A audiência, conduzida pelo vereador Paulo Coitinho, contou com a presença de representantes de diversas instituições de ensino, como Instituto de Menores, Santa Mônica, Castro Alves, Assis Brasil, Colégio São José e La Salle. O parlamentar destacou o papel do Cejusc na construção de uma sociedade mais harmoniosa: “É uma alegria muito grande relembrar e celebrar essa data. O Cejusc Pelotas tem contribuído de maneira eficaz para a convivência pacífica em nossa cidade”.
Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a apresentação da banda do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, que emocionou o público. A estudante Francine, da mesma instituição, compartilhou sua experiência com os círculos de paz: “Aprendi a cuidar da natureza, valorizar minha família e praticar o amor próprio”, declarou.
Com iniciativas realizadas em escolas, comunidades e instituições, o Cejusc Pelotas vem fortalecendo a cultura de paz como ferramenta de transformação social e prevenção da violência, consolidando-se como uma importante referência no município.
Assessoria de imprensa
Compartilhe