APLICATIVOS: Lançada cartilha sobre direitos e benefícios para motoristas

06/03/2020

09:03:34 PM

TRANSPORTE E TRÂNSITO

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou, dia 27 de maio, um guia voltado aos trabalhadores de aplicativos, que detalha direitos e benefícios em tempos de pandemia, e pode ser acessado pelo QR CODE.

QR motoristasEm formato eletrônico, o Guia para Trabalhadores de Aplicativos em Tempos de COVID-19 já foi acessado por trabalhadores de 19 estados do Brasil, por intermédio da Associação de Motoristas por Aplicativo de Pelotas (AMAPEL), da Federação dos Motoristas por Aplicativo do Brasil (FEMBRAPP), do Sindicato dos Trabalhadores com Aplicativos de Transporte Terrestre de São Paulo (STATTESP) e da Federação Nacional de Motoristas por Aplicativo (FENAMAPP).

A autoria do Guia é uma parceria entre três projetos da UFPel: o projeto “O Direito de Olho no Social”, coordenado pelas professoras Karinne Emanoela Goettems dos Santos e Márcia Rodrigues Bertoldi, da Faculdade de Direito, e os projetos “Organização dos trabalhadores de empresas-aplicativo no contexto de fetichização da liberdade” e “APP Seguro: Trabalhadores de empresas-aplicativo em tempos de COVID-19”, ambos coordenados pelo professor Fabiano Fritzen, da Faculdade de Administração e de Turismo. A arte do projeto foi desenvolvida pela mestranda Ana Carolina Julio, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel.

O projeto App Seguro tem realizado, ainda, ações voltadas aos motoristas de aplicativos na cidade de Pelotas, como entregas semanais de kits com máscaras, álcool em gel e materiais informativos sobre prevenção à Covid-19.


Fonte: Diário da Manhã

Compartilhe