PARCERIA: Perucas para pacientes oncológicos

11/13/2019

04:16:51 PM

GERAL

Pacientes oncológicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Pelotas contam agora com uma parceria entre as instituições de saúde locais e Instituto Buquê de Amor (IBA) para empréstimo de perucas.

Conforme a presidente do IBA, Janice Santos, pacientes que tratam o câncer nas instituições que atendem pelo SUS – Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) e Centro de Radioterapia e Oncologia (Ceron) da Santa Casa de Misericórdia – podem usufruir desse benefício.


PARA a confecção das perucas são necessárias doações de mechas de cabelo

De acordo com a assistente social do HE, Alessandra Ballinhas de Moura, várias perucas já foram distribuídas, desde que a parceria iniciou. “As pacientes são acolhidas pelo Serviço Social quando estão em tratamento de quimioterapia e são realizadas orientações sobre direitos e fortalecimento da autoestima, com o propósito de acesso às políticas sociais e à cidadania. As perucas são oferecidas a todos usuários e são um instrumento de empoderamento das mulheres no enfrentamento da doença oncológica”, destacou.

“Temos aqui perucas artificiais e naturais, além de lenços e turbantes, para doação e empréstimo”, acrescentou Alessandra, lembrando que doações da comunidade são sempre bem-vindas.

FLUXO

Para a confecção das perucas, são necessárias doações de mechas de cabelo para serem enviadas à ONG Penélopes Solidárias de Passo Fundo/RS. A cada quilo de mechas enviado, retorna uma peruca para o IBA. São seis pontos de coletas de doações de mechas de cabelo, que devem ter, no mínimo, 15cm de comprimento e podem ser naturais ou com química.

PONTOS DE COLETA:

1)      Instituto Buquê de Amor

2)      Hospital Escola UFPel (Portaria – Prédio Principal)

3)      Hospital Escola UFPel (Oncologia – Prédio Famed)

4)      Pandorah Modas

5)      Salão da Gigi

6)      Mr. Cat (Shopping Pelotas)

Fonte: Diário da Manhã

Compartilhe