Novembro Azul é mês de alerta para saúde do homem

11/13/2019

04:21:21 PM

SAÚDE

O Novembro Azul, mês dedicado a alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, expandiu seu foco para cuidados com a saúde do homem, que culturalmente não cuida da sua saúde. A mudança ocorreu para tentar reduzir o impacto de alguns hábitos mais arraigados no público do sexo masculino, visto que podem levar ao adoecimento e que poderiam ser evitados ou amenizados.

Dentre as principais doenças que acometem os homens estão outros tipos de câncer, depressão e doenças cardiovasculares. Dentre os hábitos que contribuem para adoecimento estão a falta de acompanhamento médico regular, fumo, excesso de consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e estresse. Nesse sentido, a campanha visa estimular a alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas e de lazer, além de acompanhamento médico.

No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), dentro da campanha Novembro Azul, haverá blitz nos corredores com distribuição de fitinhas azuis e panfletos sobre o câncer de próstata e direitos dos pacientes oncológicos, promovida pelo Grupo de Humanização e pela equipe do Serviço Social.

Também haverá Rodas de Conversa para todos os colaboradores, com os médicos urologistas Olímpio Jordão, Felipe Camacho e Roberto Von Laer, com o psicólogo Jean Bertollo e o educador físico Eduardo Caputo. Amanhã, às 10h, será no auditório do Hospital e no dia 19, às 14h, no auditório do prédio administrativo.

E no dia 20, às 10h30min, ocorre Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Pelotas, proposta pelo vereador Fabrício Tavares, com a presença do médico urologista Felipe Camacho.

CÂNCER DE PRÓSTATA
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Na fase inicial, quando o câncer não apresenta sintomas, a chance de cura beira 90%, por isso é tão importante o diagnóstico precoce através do exame de toque retal, com um médico urologista.

Fonte: Diário da Manhã

Compartilhe